Vitaminas e Minerais


A seguir, algumas vitaminas e minerais e seu papel na gestação, bem como os alimentos em que são encontrados.

Ácido fólico

É importante para o crescimento normal, na formação de anticorpos, síntese de RNA e DNA, é vital para a divisão celular e síntese protéica, e está envolvido na prevenção dos defeitos do tubo neural. Além da alimentação, é recomendável a suplementação.




















Alimentos fonte: espinafre, gérmen de trigo, suco de laranja, feijão branco, levedo de cerveja, repolho cru e fígado de boi.

Vitamina A

Tem papel de destaque na visão, desenvolvimento fetal, regulação da proliferação e diferenciação celular, manutenção do tecido esquelético e da placenta.

















Alimentos fonte: agrião, cenoura, manga, abóbora, fígado de boi, manteiga, couve e leite.


Vitamina C


Tem múltiplas funções no organismo, entre elas, a de antioxidante, participa da síntese e manutenção do colágeno (proteína estrutural dos ossos, cartilagens, músculos e vasos sangüíneos), atua na prevenção e no tratamento da anemia ajudando na absorção do ferro e aumenta a imunidade às infecções.















Alimentos fonte: acerola, espinafre, laranja, pimentão, couve, goiaba, limão, couve-flor, kiwi e morango.

Vitamina D

É fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo, sendo essencial ao crescimento ósseo, como fator imunológico. Sua deficiência afeta o crescimento fetal.

















Alimentos fonte: arenque, gema de ovo, sardinha, fígado de frango e salmão.

Cálcio

Durante a gestação são transferidos de 25 a 30g de cálcio para o feto, principalmente no 3º trimestre. Sua deficiência pode afetar o crescimento fetal, seu desenvolvimento e o parto prematuro.










Alimentos fonte: leite e derivados como queijos e iogurte, sardinha, ostras e salmão.






Fósforo

Juntamente com o cálcio é um mineral essencial, encontrado em grande proporção nos ossos e dentes. O aparecimento de cãimbras durante a gestação tem sido relacionada a uma diminuição do cálcio - decorrente de um desequilíbrio da relação cálcio em relação ao fosfóro.













Alimentos fonte: carne bovina, peixe, ovos, leite e derivados, nozes, leguminosas, cereais e grãos.


Ferro

Na gestação é necessário não só para repor as perdas normais, como também para a expansão da massa de hemácias. Essencial também para cobrir as necessidades fetais e placentárias e garantir o crescimento do feto e da placenta. As necessidades do ferro são maiores a partir do 2º trimestre e é sabido que não são atingidas somente com alimentação, por isso é recomendada a suplementação. Alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos em combinação com alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), o que favorecerá sua absorção.

















Alimentos fonte: aves, feijões, melado de cana, banana prata, fígado de boi, ovos, carne bovina, lentilha e vegetais de cor verde-escura.



Iodo

O iodo está presente na formação dos hormônios de tireóide. A deficiência fetal de iodo é consequência da deficiência materna. A importância nutricional deve-se ao importante papel dos hormônios no desenvolvimento cerebral normal.













Alimentos fonte: frutos do mar, peixes, ricota, ovos, queijos e sal iodado.



Zinco

É um importante mineral para as gestantes, devido a sua função no crescimento e desenvolvimento normais. Atua na integridade celular e em várias reações bioquímicas.















Alimentos fonte: aves, leite e derivados, ostras, carne bovina, leguminosas, peixes, cereais integrais, mariscos, queijos e nozes.



Magnésio

Participa no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. É antagonista ao cálcio, que promove contração muscular normal. O magnésio, por sua vez, promove relaxamento muscular.
















Alimentos fonte: grãos de cereais, vegetais verde-escuros, leguminosas e semente de nozes.



Fonte: Grávida Feliz, Obstetra Feliz - Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário